quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Compor músicas?


Meu primeiro texto não poderia ser sobre outra coisa: música. Sou músico e compositor há 10 anos mais ou menos. Lembro até hoje a primeira musica que escrevi, chama-se That Night. Curioso como a gente acaba evoluindo nesse negócio de escrever letras. Enfim, eu queria falar sobre criar música. Para mim, escrever uma letra está totalmente ligado ao momento e situação que o compositor está envolvido. Ela expressa exatamente o que o cara está passando naquele momento. Eu funciono dessa forma, por isso é bem difícil falar em música encomendada. Não que eu não consiga escrever uma música para um filme ou peça teatral, pelo contrário, adoro ter um estímulo ou tema para começar uma música. O fato é: a música me marca no momento da composição e até o minuto final que sua temática é contextualizada com minha vida. Depois de passado esse período, a música vira uma espécie de obra com significado poético e não mais sentimental. Acredito que isso é normal para quem escreve, e isso pode ser justificado em músicas que ficaram famosas, tipo Refrão de Bolero – o Humberto não me parece estar com a Ana. Para concluir, uma vez eu li que o fabuloso Freddie Mercury disse que a música para ele é como um produto que ele cria, consome e já se preocupa em criar outro. Eu acredito muito no que ele disse, mas prefiro encarar a música como obra que pode sim trazer lucro, afinal de contas isso é fruto de um trabalho. Mas compor é muito bom e requer mais transpiração do que inspiração.

5 comentários:

Denise R. disse...

Fico encantada com a sua capacidade de externar aquilo que sente, isso não é para qualquer um. O dom de traduzir um sentimento vai muito além... tem que ter o tato, o toque, a emoção. E você? Você tira isso de letra! Meus parabéns pelas doces canções! Sucesso!
Deca

Valdir Miranda disse...

Parabéns pelo compartilhamento de suas emoções e sentimentos com as pessoas amigas. Continue esta pessoa sensível que é.
Um beijo. Valdir.

Paulo Peters disse...

Muito bom! Imagino aquelas músicas que ficam na história, como um hino da vida da galera. Será que foram feitas em alguns momentos? Duvido que esses compositores conseguiram dormir nessa noite, e haja cachaça!
Parabens e bem-vindo(hehe)

Unknown disse...

Teizinho,

Fico feliz que tenha criado um blog!! E mais feliz ainda por estar presente na sua carreira desde a criação desta primeira música! Tá certo que as vezes faço minhas duras críticas as musicas, mas é sempre pensando no seu sucesso ... E também elogio pra caramba, né?!

Beijos

da sua irmã super fã,

Gi

Waldir disse...

É isso aí Bezerrão. Muito bom esse negócio de Blog e, melhor ainda, é você seguir seu coração. Eu admiro muito você por sua coragem em correr atrás daquilo que você gosta, acredita e ama. Você é um exemplo de determinação. E eu sei que, realmente, suas músicas são 1% de inspiração e 99% de transpiração. Todos os grandes gênios, pensadores, músicos, pintores, compositores vivem ou viveram isso. Nós que estamos de fora costumamos falar muito que a pessoa é um gênio, tem o dom, mas os que convivem com esses "gênios" sabem muito bem a ralação, dedicação e trabalho que é realizado.
Acho que você inspira as pessoas tanto com suas músicas, letras belíssimas, arranjos quanto com a sua forma de ser, a forma como encara a vida e o exemplo que você pode representar para elas.
Acho, também, que a vida é uma caminhada. Nessa caminhada, encontramos pessoas, vivemos momentos que gostaríamos até de torná-los eternos, damos umas topadas, deparamos-nos com dificuldades, obstáculos, mas o mais importante é que se formos determinados - e você é - sempre chegaremos ao destino final. E, o mais gostoso é caminhar, a caminhada, o caminho, e não a chegada em si mesma.

Um beijão do seu irmão que te ama muito e torce muito por você.

Waldir